Também conhecido como Curva ABC, o Diagrama de Pareto é uma ferramenta administrativa usada para destacar os elementos de um grupo de acordo com a sua importância. Além disso, o diagrama permite a divisão desses conjuntos em diversas partes.
Ele é representado através de um gráfico de barras que permite uma melhor visualização das prioridades, bem como o estabelecimento de metas.
O nome desta ferramenta administrativa é em homenagem ao economista Vilfredo Pareto, um italiano que usou este gráfico no ano de 1897 para provar que a distribuição de renda era feita de forma desigual. Um pouco depois, Juran usou o Diagrama de Pareto para separar e classificar problemas relacionados à qualidade em triviais e vitais. Assim, Juan deu o nome de Análise de Pareto ao método.
Quando e usar o Diagrama de Pareto
O Diagrama de Pareto é utilizado quando existem vários elementos em uma lista e precisamos ressaltar a importância de cada um deles. Um exemplo prático é um processo, onde o diagrama divide as funções em A, B e C, dando o nome também de Curva ABC à ferramenta.
Seu destaque maior é na estratificação, ou seja, no agrupamento de dados sob diversos pontos, já que o Índice de Nihans pode também selecionar os itens de acordo com a importância.
Em outras palavras, podemos dizer que o Diagrama de Pareto serve para tornar mais clara a relação entre ação e benefício priorizando dessa forma aquele que dará um resultado melhor para a empresa. Através da representação gráfica em barras, localiza-se facilmente a eliminação de perdas e ajuda a localizar os problemas da empresa.
Como fazer o Diagrama de Pareto
Antes de utilizar o Diagrama de Pareto é preciso ter em mente o objetivo maior desta análise: qual o tipo de perda que você irá investigar? Já sabe? Então siga as seguintes dicas:
- Seja mais específico em relação ao tipo de perda que você irá analisar,
- Faça uma folha de verificação (ou tabela) com todos os aspectos que você irá analisar,
- Preencha esta folha de verificação (ou tabela),
- Veja qual a freqüência que ocorre cada categoria, agrupando como “outras” aquelas que possuem freqüência muito baixa. Organize tudo em ordem decrescente,
- Faça o Diagrama de Pareto.
Para que o Diagrama de Pareto tenha a eficiência necessária, existem algumas dicas que ajudam na montagem deste processo:
- Antes de finalizar o diagrama definitivo, teste várias categorias para chegar a um resultado conclusivo,
- Não foque o problema em uma única escala, teste-o em diversas escalas,
- Seja o mais específico possível ao dividir as categorias,
- Colete as informações para o Diagrama de Pareto através de ferramentas administrativas como braisntorming,
- Não se esqueça de colocar títulos no gráfico.
Esses simples passos do Diagrama de Pareto, seguidos da forma correta permitem a identificação de problemas que são muito mais graves do que outros triviais e mostra que, às vezes, a empresa está focando na resolução dos problemas errados ao invés de direcionar os esforços de melhoria para os que são realmente graves.
O artigo Diagrama de Pareto foi publicado originalmente em Casa da Consultoria. © Todos Os Direitos Reservados.